APRENDA A PERDOAR A SI MESMO

  1. A infelicidade é uma doença da mente.
  2. É contagiosa.
  3. Esqueça que é infeliz. A infelicidade pode tornar-se um hábito ou uma obsessão.
  4. Se Você deseja ser feliz reconheça as motivações existentes atrás da sua infelicidade.
  5. Compreenda que os aborrecimentos aparecem para todos nós. Não é o que acontece, mas sim a sua reação ao acontecido que determina se Você ficará in­feliz temporariamente ou se sofrerá de uma infelicidade crônica e neurótica.
  6. Permaneça ocupado. Não tenha tempo para ser infeliz. Devote a sua energia para ser bondoso para com os outros.  A bondade tem sua própria recompensa. Até Buda devia ter sabido disso, pois ele disse: "Pra­ticar um pouco de bondade é mais do que alcançar grandes conquistas". Ele invocava a amizade como um meio de nos libertarmos da infelicidade e do medo, definindo a amizade como uma "afeição imaculada pela esperança ou pensamento de qualquer re­compensa na terra ou no céu." A filosofia de Buda sustenta que a "amizade é a única cura para o ódio e a única garantia da paz".
  7. Não viva no passado.  O seu passado é como uma refeição previamente consumida.
  8. Entre uma carranca e um sorriso, escolha o sorriso. A carranca desaparece. A conseqüência do seu sorriso o tornará feliz interiormente e é aqui que principia a felicidade; é exatamente aí - no seu mundo interior.