Como ajudar seu filho adolescente a ter mais auto-estima

  1. Demonstre afeição e amor pelo seu filho, em todas as suas atitudes em relação a ele. Todos os gestos de pai para filho, desde a infância, devem ser repletas de amor e afeto. Este fator é essencial. A criança que é tratada com amor e carinho, desde o seu nascimento, terá muito mais chances de reconhecer subconscientemente seu valor, importância e amor que os pais sentem por ele.

  2. Elogie seu filho sempre que for possível e merecido. Demonstre como você tem orgulho dele, como você o acha especial e o quão bem ele agiu. E, principalmente: faça elogios verdadeiros. Frases falsas ou exageradas como “você é o melhor do mundo” podem ter o efeito contrário: o adolescente pode vir a desenvolver um super-ego.

  3. Ajude seu filho a estabelecer metas como se vestir sozinho, alcançar uma boa nota, tirar e colocar a mesa ou outra atividade que você achar apropriada para a idade e capacidade dele. À medida que o adolescente se aproxima da meta, elogie-o e estimule-o mostrando seus pontos positivos e como ele é capaz de realizar bem aquela tarefa. Quando ele alcançar a meta, parabenize-o e mostre-o como você está orgulhoso dele.

  4. Valide os sentimentos do seu filho adolescente se ele sofrer um “golpe” na sua auto-estima. Se ele, por exemplo, ficou triste com um comentário maldoso de alguém, diga: “Sim, você ficou triste por isso, eu compreendo”. Quando o adolescente sente que seus sentimentos foram reconhecidos, ele se sente muito mais à vontade para se abrir e expressar o que sente. Você pode, durante uma boa conversa, ajudá-lo a aumentar sua auto-estima lembrando-o de todas as pessoas que gostam dele, das coisas positivas que outros disseram a respeito dele, entre outros comentários positivos.

  5. Expresse o orgulho que você sente do seu filho, lembrando-o de como você se sente feliz e orgulhoso por ser pai ou mãe dele. Fale positivamente sobre seu filho adolescente à pessoas importantes na vida dele, como professores, amigos e avós.

  6. Nunca compare seu filho com outros adolescentes, como a velha frase: “Por que você não é/faz como ele?”. Se alguém fizer uma comparação desse tipo, diga ao seu filho que ele é especial e único do jeito que ele é – nada é pior para a auto-estima de um adolescente do que achar que todos os outros são melhores do que ele.

  7. Certifique-se que as outras pessoas que se relacionam com seu filho reconheçam seus pontos positivos. Por exemplo, converse com os professores dele no começo do ano letivo e exponha os pontos fortes de seu filho. Essa atitude permitirá que hajam atitudes positivas da parte dos professores, ajudando o adolescente a reforçar esses seus pontos fortes.

  8. Expresse verbalmente ao seu filho o quanto você o ama. Lembre-se de dizer isso, mesmo quando ele falha ou comete um erro, depois de ter tido uma boa e longa conversa com seu filho.