porque as pessoas cortam a si mesmas

Entendendo por que as pessoas cortam a si mesmas: ajuda na depressão na adolescência

Por: Alfonso Almeida

Cortar alguém é muito mais do que parece – pegar uma lâmina ou objeto afiado e cortar a pele de alguém até que sangre. Embora cortar a si mesmo é a forma mais comum de um comportamento de auto-lesão, a auto-lesão pode incluir queimar a si mesmo com um cigarro aceso ou equivalente, morder, bater a cabeça, socar-se ou arrancar os cabelos (tricotilomania). Pessoas que machucam a si mesmas deste modo estão tipicamente entre 13-15 anos de idade, femininas, embora possa continuar por anos sem ser notado pelas outras pessoas. Alguns garotos também exibem esse comportamento. Como entender as pessoas que se cortam pode ser bem desafiador, especialmente se você é alguém que tem uma aparência saudável perante a vida e respeite pelo seu corpo. Entretanto, cortar-se é uma pedida de ajuda e você precisa escutar e responder aquele chamado.

Se a pessoa que está se machucando é sua filha, é uma boa idéia pegar um exemplar de Honest Parenting – este guia para pais de adolescentes com problemas emocionais tem várias estratégias excelentes para abordar sua filha e dar a ela a ajuda que precisa.

Aqui temos algumas informações que podem ajudá-lo a entender melhor a auto-lesão:
 

Ter uma filha ou amiga que corta a si mesma pode ser uma experiência assustadora. Entretanto, não deixe seu próprio medo ou negação assumirem o controle de uma oportunidade de ajudar especialmente se você descobrir o que ela faz. A pessoa que faz isso está sofrendo e precisa expressar a dor que sente de maneira não prejudicial. Cortar-se é um sintoma suficientemente severo para procurar ajuda para saúde mental o quanto antes. Tudo começa com a consciência da autoflagelação e o conhecimento que os sinais estão aí.