Compêndio do Catecismo da Igreja Católica

Pastoralis – uma nova forma de conversar sobre fé - www.pastoralis.com.br

Segunda Seção - A Profissão de Fé Cristã (até 174)

Basílica de São Clemente, Roma, Mosaico da abside, séc. XII (particular — a cruz: árvore da vida) Reproduzido com a permissão dos Padres Dominicanos Irlandeses.

Esse antigo mosaico da basílica romana de São Clemente celebra o triunfo da Cruz, mistério central da fé cristã. Pode-se observar a florescência luxuriante de um feixe de acanto, do qual transbordam os numerosíssimos ramos que se estendem em todas as direções, com suas flores e seus frutos. A vitalidade dessa planta é dada pela cruz de Jesus, cujo sacrifício constitui a recriação da humanidade e do cosmo. Jesus é o novo Adão que, com o mistério da sua paixão, morte e ressurreição, faz reflorescer a humanidade, reconciliando-a com o Pai.

Em torno de Cristo sofredor existem doze pombas brancas, que representam os doze apóstolos. Aos pés da cruz estão Maria e João, o discípulo predileto: "Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: 'Mulher, eis o teu filho!' Depois disse ao discípulo: 'Eis a tua mãe!' A partir daquela hora, o discípulo a acolheu junto de si" (Jo 19,26-27).

No alto se destaca a mão do Pai, que oferece uma coroa de glória ao seu Filho vitorioso da morte com seu mistério pascal. Na base da planta há um pequeno cervo que combate a serpente do mal. Dessa planta, que representa a árvore da redenção, brota uma fonte de água borbulhante, que dá vida a quatro rios, que simbolizam os quatro Evangelhos, no qual os fiéis matam a sede, como fazem os cervos nas fontes de água viva. A Igreja aqui é representada como um jardim celeste vivificado por Jesus, verdadeira árvore da vida.

O Credo

Símbolo dos Apóstolos

Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

Symbolum Apostolicum

Credo in Deum Patrem omnipotentem, Creatorem caeli et terrae, et in Iesum Christum, Filium Eius unicum, Dominum nostrum, qui conceptus est de Spiritu Sancto, natus ex Maria Virgine, passus sub Pontio Pilato, crucifixus, mortuus, et sepultus, descendit ad inferos, tertia die resurrexit a mortuis, ascendit ad caelos, sedet ad dexteram Dei Patris omnipotentis, inde venturus est iudicare vivos et mortuos.

Et in Spiritum Sanctum, sanctam Eccleesiam catholicam, sanctorum communionem, remissionem peccatorum, carnis resurrectionem, vitam aeternam. Amen.

Credo Niceno-Constantinopolitano

Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis.

Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstanciai ao Pai. Por ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus e se encarnou, pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim.

Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado, ele que falou pelos profetas.

Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica.

Professo um só batismo para remissão dos pecados.

E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém.

Symbolum Nicaenum-Constantinopolitanum

Credo in unum Deum, Patrem omnipotentem, Factorem caeli et terrae, visibilium omnium et invisibilium.

Et in unum Dominum Iesum Christum, Filium Dei unigenitum et ex Patre natum ante omnia saecula: Deum de Deo, Lumen de Lumine, Deum verum de Deo vero, genitum, non factum, consubstantialem Patri: per quem omnia facta sunt; qui propter nos homines et propter nostram salutem, descendit de caelis, et incarnatus est de Spiritu Sancto ex Maria Virgine et homo factus est, crucifíxus etiam pro nobis sub Pontio Pilato, passus et sepultus est, et resurrexit tertia die secundum Scripturas, et ascendit in caelum, sedet ad desteram Patris, et iterum venturus est cum gloria, iudicare vivos et mortuos, cuius regni non erit finis.

Credo in Spiritum Sanctum, Dominum et vivificantem, qui ex Patre Filioque procedit, qui cum Patre et Filio simui adoratur et conglorificatur, qui locutus est per Prophetas.

Et unam saneiam catholicam et apostolicam Ecclesiam.

Confiteor unum Baptisma in remissionem peccatorum.

Et exspecto resurrectionem mortuorum, et vitam venturi saeculi. Amen.