Compêndio do Catecismo da Igreja Católica - www.pastoralis.com.br

Segunda Seção - Os Sete Sacramentos da Igreja

ROGIER VAN DER WEYDEN, Tríptico dos sete sacramentos, Koninklijk Museum voor Schone Kunsten, Antuérpia

Os sete sacramentos da Igreja

1.     Batismo

2.     Confirmação

3.     Eucaristia

4.     Penitência

5.     Unção dos enfermos

6.     Ordem

7.     Matrimônio

Septem Ecclesiae Sacramenta

1.     Baptismum

2.     Confirmatio

3.     Eucharistia

4.     Paenitentia

5.     Unctio infirmorum

6.     Ordo

7.     Matrimonium

Os sacramentos da Igreja são o fruto do sacrifício redentor de Jesus na Cruz. 0 tríptico representa uma igreja na qual são celebrados os sete sacramentos. No centro se ergue, predominante, a cruz. Aos pés do crucifixo, estão Maria desfalecida, sustentada por João, e as mulheres devotas. No fundo um sacerdote celebrante eleva a hóstia depois da consagração, para indicar que o sacrifício da cruz é novamente atualizado na celebração eucarística sob as espécies do pão e do vinho.

No retábulo da esquerda, que mostra uma capela lateral, são representados os sacramentos do batismo, do crisma, ministrado pelo bispo, e da penitência. No da direita são representados os sacramentos da ordem, também ministrado pelo bispo, do matrimônio e da unção dos enfermos.

250. Como se distinguem os sacramentos da Igreja?

Distinguem-se em: sacramentos da iniciação cristã (Batismo, Confirmação e Eucaristia); sacramentos da cura (Penitência e Unção dos enfermos); sacramentos a serviço da comunhão e da missão (Ordem e Matrimônio). Eles tocam os momentos importantes da vida cristã. Todos os sacramentos estão ordenados à Eucaristia "como a seu fim específico" (Santo Tomás de Aquino). 1210-1211