GRUPO DA FRATERNIDADE IRMÃO ALTINO E SUA HISTÓRIA

 

  Em 1960, os Srs. Argemiro Canto de Menezes Sobrinho e Hélio Benetti, representando um grupo da cidade de Guaratinguetá, procuraram o Delegado Regional de Polícia, Dr. Rafael Américo Ranieri para buscarem solução ao atendimento dos doentes mentais, que eram abrigados nas cadeias públicas quando não havia vagas nos hospitais especializados.

  Essas pessoas bem intencionadas, que procuraram o Dr. Ranieri, tinham como objetivo apenas  solucionar o problema dos doentes mentais de Guaratinguetá, mas de imediato receberam dele uma proposta: a fundação de um Grupo da Fraternidade que se encarregaria do  assunto.

 

  Dr. Ranieri traz de Belo Horizonte um movimento espírita não conhecido na cidade, do qual, como amigo pessoal de Chico Xavier, participou com este e outros amigos, nas décadas de 40 e 50, da fundação do Movimento da Fraternidade, movimento este que tinha como objetivo, abrigar e acolher a criança desamparada.

 

  E assim, reúne alguns espíritas da cidade de Guaratinguetá, no Centro Espírita Diógenes de Medeiros e faz uma exposição geral sobre o Movimento da Fraternidade (MOFRA) e a Organização Social Cristã Espírita André Luiz (OSCAL).

 

  E no dia 25 de junho de 1960, em uma Assembléia Geral, ocorrida no Centro Espírita Amor e Luz, foi fundado oficialmente o Grupo da Fraternidade Irmão Altino, que tinha como missão: amparar e acolher a criança e o doente mental.

 

  A primeira Diretoria foi formada e recebeu da família Selles a doação de parte do terreno, onde foi construída a sede do Grupo da Fraternidade Irmão Altino, e abraçam a causa do doente mental da cidade e região. Iniciou, também, a construção de um barracão para distribuição da “Sopa da Fraternidade” às famílias carentes da cidade.

  De acordo com a filosofia do Movimento da Fraternidade, os espíritas deveriam se unir e fundar nas cidades  onde estivessem, um  Grupo da Fraternidade, sendo o objetivo primeiro, acolher a criança desamparada.

 

  Logo, iniciam-se as atividades do Grupo da Fraternidade Irmão Altino, que recebeu esse nome, para homenagear um dos mentores espirituais do movimento fraternista que sempre apresentava-se apenas como um “irmão do alto”,  nas reuniões mediúnicas em Belo Horizonte, e Dr. Ranieri e amigos resolvem chamá-lo de “Altino”.

  Como vemos, toda história do Grupo da Fraternidade é de pioneirismo, disciplina e comprometimento e mesmo com todas as dificuldades vem trabalhando ininterruptamente, desenvolvendo sempre um trabalho de qualidade, sendo referência em filantropia.