DEGRAU 5

 

A lâmpada mágica

 

Imagine que você encontre a famosa lâmpada mágica de Aladin e que dentro dela esteja preso o imenso gênio que pode realizar todos os desejos do seu coração. Com grande entusiasmo você começa a esfrega-la, ao lado direito, do lado esquerdo, em cima, embaixo; e ainda nada, nem gênio nem coisa alguma. Talvez você tenha errado e essa não seja a lâmpada correta?

Após alguns dias, depois de tanto esfregar, a lâmpada brilha de tão limpa, você está exausto e começa a xingar e a chutar a lâmpada. É obvio que esta não é uma relação construtiva e que leva a resultados desagradáveis. Algo está errado, meu caro. Talvez essa lenda não funcione mais? Você ainda tenta, inúmeras vezes, para estar certo de que tentou de todas as maneiras e depois, tomado por imensa frustração, joga a lâmpada peã janela ou abandona no sótão.

A maioria de nós encara nossas vidas como se fosse a lâmpada mágica que, não se sabe o por que, não funciona como deveria. Depois que tentamos “esfrega-la” várias vezes e o gênio não aparece, a maioria de nós chega à conclusão de que foi enganado, que “a vida não é um piquenique” e que chegou a hora de crescer e esquecer das ilusões. Se houvesse um cemitério para sonhos, cada túmulo custaria um valor astronômico pela imensa falta de lugares.

A principal lição deste livro é simples: continue a tentar! Se você falhou mil vezes, e daí? Ente mais uma vez. O gênio gigante não se encontra dentro da lâmpada senão em você, é lógico, em seu coração, em seu cérebro. Você tem força de criar e de amar. Não é vergonha falhar , mas é uma pena que você não tire as lições certas das tentativas que você faz e não continue até alcançar o sucesso, até realizar aqueles desejos que carrega consigo em seu coração e que dão prazer e um profundo significado à sua vida.