O QUE É UMA PESSOA NORMAL

  1. Normais

  2. Neuróticos

  3. Psicóticos (os casos de loucura só nos Estados Unidos ultrapassam a casa dos 500.000)

  4. Psicopatas (criminosos, vagabundos, prostitutas, alcoólatras, delinqüentes sexuais, toxicômanos e assim por diante)

  5. Débeis mentais

  6. Inclassificáveis (inclui os habitantes da selva, os nativos, existindo em remotas partes do mundo e aquela determinada parte da população da terra, vivendo "en-masse" em vários paises e que não pode ser enquadrada em nenhum dos grupos).

  1. Neurastenia. A fadiga é o sintoma predominante embora o neurastênico possa também se queixar de dores e pontadas vagas.

  2. Histeria. A instabilidade emocional é um dos sintomas mais característicos. Os conflitos mentais se expressam através de sintomas que afetam várias partes do corpo. Por exemplo, a mulher que é infeliz na vida conjugal pode queixar-se ao marido de dores nas costas. Os psiquiatras usam o termo "sintomas de conversão" porque realmente descrevem o que acontece: a infelicidade ou o conflito mental é convertido em um sintoma físico real.

  3. Hipocondria. Vocês por diversas vezes já ouviram alguém referir-se a uma pessoa como "hipocondríaca". Isto quer dizer que tal pessoa tem sempre uma doença, geralmente imaginária. Ela se preocupa excessivamente com a sua saúde e gosta de conversar a respeito de seus inúmeros distúrbios físicos. Uma vez perguntei a uma senhora o que sentia. Quando ela terminou sua ladainha eu tinha uma lista de 57 sintomas diferentes.  Essas pessoas se tornam "pacientes profissionais" e vão de médico em médico em busca de alivio.

  4. Ansiedade. A preocupação e o medo podem causar numerosos distúrbios em muitos indivíduos..  Uma neurose deste tipo produz um estado de tensão crônico. Deste grupo fazem parte as pessoas que são vitimas de ansiedade e medos de toda sorte. (Medo de elevadores, multidão, micróbios, sexo, loucura, morte e muitos outros fatores). Este sentimento de insegurança os torna sempre irrequietos. Nunca descansam.  Permanecem num estado constante de exaustão nervosa.