PERSONALIDADES PSICOPÁTICAS

Nas personalidades psicopáticas, ainda existem três grupos merecedores de citação:

  1. Personalidade esquizóide - Englobam indivíduos frios e com dificuldade de participarem do calor humano; pelo isolamento em que se refugiam têm dificuldades no colóquio familiar. Reservados por natureza, medo excessivo de doenças, chegando, alguns, a serem hipocondríacos. Vivem mais para o seu próprio mundo e não gostam de vê-lo descerrado ou invadido. São desconfiados e muito sensíveis; sempre em atitude psicológica de defesa, receando o julgamento alheio.

  2. Personalidade ciclotímica - São indivíduos que oscilam entre alegria e tristeza; a tristeza está relacionada à reação depressiva. Apresentam grau acentuado de extroversão, em oposição à introversão do esquizóide. São da­dos, fazem amigos com facilidade, chegando a demonstrar demasiada alegria. são constantes as suas flutuações de humor, por existir um ponto de insegurança em seu próprio EU, mas, não dão muita importância a essas variações; quando no período de depressão, afirma: em breve sairei da "fossa". Na fase de alegria intensa sentem-se impulsionados para gestos excessivos e vestuários com alguma extravagância.

  3. Personalidade paranóide - São indivíduos que oscilam entre a suposição de hostilidade contra a sua pessoa e a existência de franca perseguição. Algumas vezes, pela exaltação dos pensamentos, podem apresenta-se com mania de grandeza, o que os torna mentirosos e desacreditados.