As Terapias Florais

p/R. L. Almeida

Os Florais de Bach são essências florais desenvolvidas por um médico inglês: Dr. Edward Bach durante a década de 30. Ele intuiu que muitas doenças provêm do desequilíbrio da mente e que aspectos negativos da nossa personalidade como: medo, egoísmo, ódio, ambição, etc. seriam formas de agredir a natureza humana. Suas essências que são extraídas de diversas flores silvestres, tornam possível equilibrar estes aspectos negativos com os positivos de cada personalidade, deixando-nos mais saudáveis tanto física quanto mentalmente. 38 essências foram por ele desenvolvidas e, até hoje utilizadas mundialmente com excelentes resultados.

A partir dos Florais de Bach, e seguindo a sua linha de ação diversos outros florais começaram a surgir nas mais diversas regiões do Planeta; Florais da Califórnia, da Austrália, do Alasca, do Deserto, Franceses, etc. etc...

Em nosso País, mais do que em qualquer outro, as terapias alternativas firmaram residência. Nós tupiniquins, também não poderíamos ficar sem os nossos florais. Surgiram os Florais de Minas.

A pesquisa e a responsabilidade técnica dos Florais de Minas estão a cargo do Dr. Breno Marques da Silva, químico e doutor em ciências pela USP. Todas as flores empregadas na preparação das essências são colhidas no campo, em estado silvestre, ou, quando cultivadas, na zona rural, especificamente numa região que engloba os vales e montanhas que se estendem entre Itaúna e Ouro Preto, sobre as ricas reservas minerais do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais.

O foco de atuação das essências está no nível mental, através da expansão dos planos de consciência, facilitando o melhor controle sobre o próprio psiquismo e sugerindo uma maior participação espontânea do eu no processo de cura.

Cremos com firmeza, que a grande sabedoria da Mãe Natureza, prove em cada local, em cada região, tudo o que é necessário para a sobrevivência e saúde do ser humano. Pelo que temos observado, os resultados dos tratamentos com os Florais de Bach, são muito bons. Acreditamos que sejam ainda melhores lá na Inglaterra, onde se originam as suas flores. Aqui, os resultados que temos obtidos com os Florais de Minas, têm sido mais rápidos e eficazes, talvez pela proximidade física das flores de que se originam.

Ultimamente surgiram os Florais Baianos, pesquisados e desenvolvidos pelo médico e psiquiatra Dr. Herculano Moura Santos, com flores silvestres da região do Recôncavo Baiano. Pela nossa experiência, supomos que estes venham a ser os mais usados aqui em Sergipe e, com maior eficácia, enquanto não surgir um pesquisador que venha a desenvolver os Florais Sergipanos.